Conhecendo Maringá

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 0 comentários
Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.
Maringá entrou definitivamente na lista das cidades brasileiras que merecem ser visitadas. Sua enorme estrutura verde e seus diversos atrativos foram reconhecidos pela EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) que em novembro de 97, a classificou como cidade turística. 

Catedral Basílica

Dentre seus muitos pontos turísticos, existe um que é cartão postal por unanimidade: a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. A Catedral de Maringá, como é conhecida, é o segundo monumento mais alto da América do Sul e o décimo do mundo com 114 metros de altura, mais 10 metros da cruz.
É um projeto moderno e arrojado assinado pelo arquiteto José Augusto Belluci. A arquitetura arrojada foi inspirada em sua forma cônica, segundo o primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, no foguete russo Sputinik. A capacidade do templo é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas. A Catedral é toda contornada por espelho de água com fontes luminosas e chafarizes que jorram água a 5 metros de altura. Representa o símbolo da fé do povo maringaense.

 Parque do Ingá

A reserva florestal foi mantida desde o traçado inicial da cidade e declarada área de preservação permanente. Ocupa uma área de 47,3 hectares, e além de exercer suas funções de lazer com um lago artificial, também é um importante centro de pesquisa e prática de educação ambiental. Por suas belezas naturais, o santuário ecológico em pleno centro urbano, atrai mais de um milhão de visitantes por ano - inclusive estudantes da região e de outros Estados.

Parque do Japão

O Parque do Japão ocupa uma área de 100 mil m² e tem investimento de 7 milhões de reais. Entre as atrações, o parque terá um portal de entrada, a Casa de Chá, três lagos projetados, ginásio de esportes, o jardim imperial de 46 mil m² e o Jardim de Kako, que remete o visitante à paisagem do rio que atravessa a cidade co-irmã, Kakogawa, no Japão.


Teatro Calil Haddad

O Teatro Calil Haddad é o maior teatro do Norte do Paraná com área total construída de 7.836,95m² e capacidade para 800 pessoas. O espaço conta com um palco no formato italiano, com área de 112m². Essa completa infra-estrutura o credencia como um dos melhores do País. Inaugurado em 1996, o teatro leva o nome do primeiro teatrólogo de Maringá, responsável pelo surgimento dos primeiros grupos de teatro da cidade.  Em seu interior há um museu que abriga o acervo de objetos da colonização, documentos e arquivos fotográficos que marcaram a história.

Templo Budista

Totalmente construído em concreto e alvenaria no início da década de 1980, o Tempo Budista de Maringá conta com dois pavimentos e uma área total de 688m². Seu altar foi construído com peroba, madeira nobre brasileira, e foi utilizada a técnica de encaixe, sem o uso de pregos ou parafusos.








Monumento ao Desbravador

De autoria do artista plástico Henrique Aragão, o Monumento ao Desbravador foi baseado no pioneiro que aqui chegou. A nudez da escultura representa o pioneiro que nada tinha e apenas com sua força criou a cidade. O Monumento está localizado na Praça 7 de Setembro na Avenida Brasil.











Mesquita

Com arquitetura de característica árabe, a Mesquita Muçulmana Sheik Mohamed bem Nasser Al Ubudi teve sua pedra fundamental lançada em novembro de 1982, sendo inaugurada oficialmente em outubro de 1989. É um templo de oração destinado aos muçulmanos da região. Possui um mirante onde é possível ter uma bela vista da cidade.














Fontes:
Wikipedia
Pj

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 FrostFoz | TNB